quarta-feira, fevereiro 07, 2007


  • Olhar da semana:

Perdido no tempo!



Como grande objectivo que temos em denunciar a realidade vivida pela nossa geração incluindo os problemas do nosso meio escolar, foi feito um inquérito a um grupo restrito de professores, alunos e funcionários da nossa escola acerca de pequenos pormenores da vida do tão conceituado Dr. Joaquim de Carvalho.
Muitos funcionários e professores, metaforicamente, deram-lhe o nome de “ patrão da nossa escola”, sem contudo darem a conhecer a sua verdadeira importância.
Foi notável o resultado deste inquérito, uma crítica directa ao desinteresse pelo homem cujo nome pertence a esta escola ainda denominada “liceu”.
Liceu este sempre bem reconhecido em todo o país pelo seu desempenho e bons resultados, pelo bom funcionamento e condições extraordinárias do edifício, no entanto será possível ninguém conhecer e divulgar a vida e a obra do professor Joaquim de Carvalho?
Há uma grande falha na divulgação da sua imagem, não existem quaisquer tipo de informações acerca da sua vida, nenhum historial, nenhum colóquio e, segundo algumas fontes, só agora, passado 17 anos desde a última vez em que se falou no Professor, é que serão colocados na biblioteca alguns registos sobre a sua vida. Pode ser que agora alguém se interesse pelo “ patrão da nossa escola”, que o fiquem a conhecer realmente e que este seja reconhecido pelos alunos, professores e funcionários.

1989

"Outro momento alto das comemorações, assim noticiado por Sinal 4: “27 de Outubro de 1989. Dia memorável para a Figueira e sobretudo para a nossa Escola, porque foi assinalado pela presença de sua Excelência o Senhor Presidente da República, Dr. Mário Soares.
Após a inauguração da estátua do nosso patrono, na Rotunda 31 de Janeiro, a comitiva presidencial dirigiu-se à Escola, onde estava patente uma exposição relativa à vida e obra de Joaquim de Carvalho”." ( http://www.esjcff.net/)


Resta apenas descobrir o porquê deste desinteresse.
Quais são afinal as causas deste problema?
Talvez por não se conhecer a sua obra, não há empenho suficiente e ninguém se lembra de pôr nas paredes dos nossos corredores um painel com o seu historial, mas nem um vestígio da vida do Dr. Joaquim de Carvalho por perto!
Talvez pela limitação do nosso programa curricular, devia abranger mais temas e assuntos e como podemos ver mais uma vez, ninguém fala do Dr. Joaquim de Carvalho.
Os professores e os alunos não tomam iniciativa, ninguém mostra interesse, há falta de comunicação nas escolas, em casa...Afinal de contas é apenas um homem do século passado, é apenas um nome!
Isto serve para perceber que não é só o nosso professor Joaquim de Carvalho que ficou esquecido e perdido no tempo, trata-se de não valorizarmos as entidades relevantes da nossa terra. Se fizéssemos um inquérito acerca de uma personagem de telenovela, talvez os resultados fossem bem mais agradáveis e todos saberiam contar a história e a vida pormenorizada de cada um, no entanto qual a relevância dessas pequenas histórias na nossa aprendizagem?Deveríamos investir naquilo que nos desenvolve intelectualmente, naquilo que faz de nós pessoas únicas, devíamos tentar ser sempre diferentes dos outros, deixar uma marca pessoal em tudo o que fazemos, não ser tão vulgar, devíamos ter vontade de mudar o que somos hoje para deixarmos de ser uns iletrados, pessoas desinteressadas e desinteressantes.
A culpa não está só nos jovens mas naqueles que nos educam e que têm como obrigação transmitir uma mensagem, um caminho, uma forma de viver, de ver o mundo, que nos abrem horizontes, que evitam que a nossa geração se torne numa geração ociosa, sem objectivos e sem força de vontade.
O problema é a nossa mentalidade, não valorizamos o que é “ nosso”, valorizamos muito mais o que “vem de fora” do que realmente aquilo que Portugal nos pode oferecer.
Devíamos olhar bem à nossa volta, a ignorância aumenta, somos a geração dos “flirts”, das relações breves, do deixa andar, das facilidades, do quer mostrar e no final... somos todos ninguém, por culpa de todos.

Inquérito e resultados:

Quem foi Dr. Joaquim de Carvalho?

20 não sabem.
12 responderam correctamente.

Porque é que ele foi importante e em que área se destacou?

19 não sabem.
13 responderam correctamente.

Em que século é que ele viveu?

18 não sabem
14 responderam correctamente.

Pensa que a escola faz alguma coisa para divulgar a sua imagem?

1 pessoa pensa que a escola faz o suficiente.
31 pessoas pensam que a escola não faz o suficiente.

Embora o número de inquiridos não tenha sido muito alargado, não é necessário incluir toda a comunidade escolar uma vez que o nosso principal objectivo é saber se a imagem do Dr. joaquim de Carvalho é ou não divulgada, pelo que o NÃO teve maioria absoluta.

“ É Hora!” (Fernando Pessoa)




Colaboração: Professor Fernando Saraiva

Esteja atento ao próximo olhar! Uma referência única ao nosso Professor Joaquim de Carvalho!


Deixe o seu olhar

Comente!